quinta-feira, 29 de maio de 2008

Tudo pronto para o 7º Congresso Estadual da UJS, em Ouro Preto


Mais de 500 jovens de todas as regiões do estado vão se encontrar em Ouro Preto, entre os dias 7 e 8 de junho, para o 7º Congresso da União da Juventude Socialista (UJS) de Minas Gerais. A etapa mineira é preparativa para o 14º Congresso Nacional da UJS, marcado para os dias 14 e 15 de junho, em São Paulo.
Para saber como está a expectativa e a organização, o Vermelho Minas entrevistou a presidente estadual da UJS, Patrícia Nogueira. Nesta conversa com o colaborador do portal Pedro Leão ela expõe os desafios da organização para o próximo período e fala das novidades que são aguardadas para o congresso.



Sempre se fala que a UJS vive fases. Qual é a fase que UJS passa em Minas Gerais?
Uma fase de ampliação da sua participação política e uma intensa preocupação com o crescimento organizacional. Hoje está em debate no seio da nossa organização a proposta de uma maior autonomia das nossas frentes de atuação e a construção de um sentido de prioridade para a base da militância, os núcleos. Temos um desafio que é estar em contato direto com todas as atividades promovidas pela juventude. Sempre dizemos a UJS deve estar onde o jovem está.


No processo da conferência estadual de juventude, vários elementos e estudos foram levantados sobre a juventude. Voltando o olhar para o nosso estado, como você avalia o jovem mineiro?
A juventude mineira tem uma diversidade enorme e sua maioria ainda passa por grande dificuldade. Sem duvida, o maior problema dos jovens ainda é a conquista do primeiro emprego com boa qualificação. Nesta conferência conhecemos também uma juventude mineira bastante ativa nos movimentos ambientalistas e políticos, além de uma forte presença nos movimentos religiosos e culturais.


Qual é o maior desafio da UJS para o próximo semestre?
Acreditamos que temos um papel importante na construção de propostas progressistas para serem implementadas nos municípios. A UJS tem condição de participar da formulação de políticas publicas para a juventude em diversas cidades e colaborar para a edificação de projetos que representem avanços para a juventude. Encaramos esta eleição municipal como uma prévia de 2010, por isso, temos que ter compromisso com projetos que fortaleçam o campo progressista e democrático e amplie as vitórias conquistadas pelo presidente Lula para o povo brasileiro.


Qual a expectativa para o 7º congresso da UJS Minas?
Primeiramente, o congresso será em Ouro Preto, uma cidade muito atrativa para todos e adotada pelos jovens mineiros há anos como um dos pontos mais visitados e queridos. A arquitetura antiga da cidade sempre é temperada com os ousados movimentos que tiveram Ouro Preto como palco. Este congresso será uma homenagem aos inconfidentes e ao nosso líder Che Guevara. Teremos uma programação cultural muito grande e diversa, além de várias oficinas e debates. Todos os jovens estão convidados.

terça-feira, 13 de maio de 2008

UJS envia boletins do congresso nacional

A União da Juventude Socialista começa a enviar no e-mail da moçada os boleins do congresso nacional, em Minas não é diferente. FALTAM APENAS 25 DIAS PARA O CONGRESSO ESTADUAL EM OURO PRETO, então moçada, vamos a luta e vamos filiar muitos na UJS.
Mais informações dos boletins entre no site da UJS (www.ujs.org.br) e cadastre-se.



segunda-feira, 5 de maio de 2008

UJS aprova nova data para congresso nacional: de 12 a 15 de junho


Aproveitando a mobilização da Conferência Nacional de Juventude, em Brasília, onde todos os estados estão presentes, a Direção Nacional da UJS chamou uma Plenária Nacional extraordinária, no intuito de intensificar os preparativos ao 14º Congresso da UJS.
O Congresso Nacional, que estava marcado para ocorrer entre os dias 29 de maio e 1º de junho, definiu nova data: será entre os dias 12 e 15 de junho, na cidade de São Paulo. A decisão referente ao adiamento foi amplamente comemorada: “estamos num ritmo muito grande de filiações por todo país. 15 dias a mais nesse processo representa dezenas de milhares de novas filiações”, vibrou Ossi Ferreira, secretário-geral da UJS.
“O Congresso é o principal momento para a UJS crescer muito, organizar-se e apresentar ao conjunto da juventude as suas idéias. O 14º Congresso, além de tudo isso começa a construir uma nova fase da nossa organização, mais robusta, mais diversificada e muito mais massiva. Esse desafio foi lançado na Plenária da UJS, em janeiro. Passados mais de três meses, estamos convictos de que a turma abraçou o desafio e entendeu o novo momento. Por isso, temos a certeza de que prorrogar o período de construção do nosso congresso nos trará muitos frutos”, afirmou Marcelo Gavião, presidente nacional da UJS.
Comissão de estrutura confirma local
A comissão de estrutura do congresso confirmou, nesta terça-feira (29), onde será realizado o evento: o local escolhido foi o Parque da Juventude, na capital paulista, na estação de metrô Carandiru. O Parque é um amplo espaço de lazer e prática esportiva, além de possuir prédios com cursos profissionalizantes e de artes. Conta com canchas de tênis, ping pong, futebol, pista de skate, além de outros esportes. Possui também grandes gramados para descanso ou lazer, muitas árvores e áreas para passeio, muitos pássaros e outros animais.
A idéia é fazer um congresso que tenha a marca da discussão política, mas que traga uma programação diversificada, alternada com atividades esportivas, culturais, artísticas, além de debates incluindo a participação de importantes personalidades de diversos segmentos, como artistas, intelectuais, delegações internacionais, artistas, esportistas, jornalistas, apresentadores, dentre outros.