quinta-feira, 5 de junho de 2008

Vem ai Ouro Preto 2008

É isso ai moçada o congresso da UJS Minas Gerais está chegando, vamos fazer o maior congresso da nossa história.

Veja aqui a programação completa do congresso:


9hs – Abertura do Congresso - Auditório do anexo do Museu da Inconfidência – Pça Tiradentes
Prefeito de Ouro Preto
Presidentes de Partidos e de Juventudes de Ouro Preto
10hs – Aula Magna: Conjuntura Nacional e Estadual
Dep. Carlin Moura - PCdoB/MG
Serginho Miranda – Instituto Maurício Grabois
Prof. Juarez Guimarães
11hs30min – Apresentação Cultural
12hs - Almoço – Escola Anglo – Bairro Pilar
14hs
Grupos de Trabalhos:
Juventude e Educação – Reforma Educacional em Minas Gerais e no Brasil
Juventude e Trabalho – Geração de Emprego e Renda para Juventude
Juventude e Cultura – Cultura por toda a parte
Juventude e Bairro - Cidade para a Juventude
Juventude, Gênero e Etnia – Jovens Mulheres e Juventude Negra
Juventude e GLBT – Juventude e luta de combate a homofobia
Juventude e Políticas Públicas – A Juventude e a construção das Políticas Públicas
Juventude e Meio Ambiente – O Desenvolvimento
Frentes:
Organização e Finanças -
Formação e Comunicação -
16hs –
Oficina do NUC
Oficina de Meio Ambiente - Jamaica
Oficina de Capoeira -
Oficina de Violão -
Oficina de Forró - Fran
Oficina de Skate -
Oficina de Grafite -
Oficina de circo
Oficina de B-boys -
Oficina de Percussão - Tambolele
18hs – Jantar
20hs – Caminhada Histórica pelas ruas e estabelecimento da cidade
22hs – Festa - CAEM
9hs – Plenária Final - Salão Amarelo do Ouro Preto Tênis Clube
12hs – Almoço
14hs -
Torneio de Esporte
Cineclube -
Alojamento – Escola Estadual de Ouro Preto - Bauxita
Dia 06/06
Ato Político
Deputados Federais
Deputados Estaduais
Presidentes de Partidos
Presidentes de Juventudes Partidárias
Prefeitos
Senadores

"Se o presente é de luta, Minas Gerais nos pertence!"

terça-feira, 3 de junho de 2008

UJS/Betim realiza o maior congresso de sua história com debates e cultura


Com o tema “Se o presente é de luta, o futuro nos pertence” (Che Guevara), a União da Juventude Socialista em Betim (UJS) realizou no último domingo (1º) o seu 7º Congresso Municipal. O encontro contou com a participação de mais de 300 jovens de todas as regiões da cidade, sendo considerado o maior realizado em Minas este ano.
Prestigiaram o Congresso a presidente da UJS/MG, Patrícia Nogueira; o dirigente da UCMG, Péricles Francisco; a presidente da Umes/Betim, Betânia Souto; o presidente do PCdoB/Betim, Ezequiel Ramos; a deputada federal Maria do Carmo Lara (PT), o deputado estadual Ivair Nogueira (PMDB), além de representantes dos vereadores Geraldo Pimenta (PCdoB) e Alex Amaral (PDT).
Além de debates políticos e de temas como Movimento Estudantil, Meio Ambiente, Sexualidade e Gravidez na Adolescência e Orientação Sexual, o 7º Congresso de Betim foi marcado pela multiplicidade de atividades culturais.
Durante todo o encontro, os congressistas tiveram a oportunidade de participar de oficinas de hip-hop (grafite, break, rap e DJ), axé e de dança do ventre. Também assistiram a apresentações de grupos de música, capoeira, dança, circo e teatro.
“Além de tratar de temas importantes para a juventude, no sentido de conscientizar os jovens do município em relação ao seu papel na construção de uma cidade mais justa, o congresso foi palco de um grande espaço de cultura, lazer e esporte. Defendemos um socialismo com a nossa cara, onde todos tenham espaço”, disse a presidente reeleita da UJS/Betim, Kate-Anne Lopes.


GLBT


Entre os diversos debates, um dos mais concorridos do 7º Congresso foi o que discutiu a questão GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Travestis), que contou com a participação do Grupo Cellos (Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual).
Para o diretor da UJS Henrikesen Douglas, o tema foi escolhido devido à discriminação e ao preconceito sofridos pelos jovens homossexuais. “Como uma organização que luta pelos direitos da juventude, a UJS não poderia deixar de abordar um tema tão importante e atual. A sociedade precisa entender que todos devem ter os mesmos direitos, independentemente da sua orientação sexual”.
O debate sobre sexualidade e gravidez na adolescência contou com a participação da médica ginecologista Rachel Campos. Em sua palestra, ela ressaltou a importância do uso de métodos contraceptivos e de preservativos para se evitar a gravidez indesejada e o contágio de doenças sexualmente transmissíveis, como o HPV e a Aids.
Presente no Congresso, a Iauaretê Associação Ambiental distribuiu panfletos sobre o meio ambiente e mudas de plantas.
De Betim,
Eliezer Dias

Congresso mobiliza juventude socialista de Montes Claros



Jovens de todas as regiões de Montes Claros participaram do 5º Congresso Municipal da União da Juventude Socialista (UJS), realizado no último sábado (31), no Centro Estadual de Educação Continuada (CESEC). O encontro foi marcado pela combatividade e descontração característica da juventude montesclarense.
Congresso reuniu lideranças da UJS de Montes Claros

Participaram militantes do movimento estudantil secundarista e universitário, jovens do hip-hop, esportistas ligados ao skate, artistas e ambientalistas. Para as lideranças presentes, o clima de unidade política demonstrou a capacidade de renovação da entidade.

Na solenidade de abertura, o presidente do Diretório dos Estudantes de Montes Claros (DEMC), Márcio Cardoso, valorizou o papel da UJS na luta pelo meio-passe e afirmou que “espera que um militante da UJS seja o próximo presidente do DEMC”, sendo bastante aplaudido.

A vice-presidente do Partido Verde (PV) Jovem e diretora do Diretório Acadêmico de Direito das Faculdades Pitágoras, Fabiane Fernandes, e o representante do Fórum Nacional da Juventude Negra e diretor do DCE - Unimontes, Juliano Gonçalves, desejaram um Congresso vitorioso e relembraram a importância da entidade nas lutas juvenis em Montes Claros.

A vice-Minas Gerais/Espírito Santo da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Luiza Lafetá, relembrou os 80 anos do nascimento de Ernesto “Che” Guevara e disse que o legado de sua luta continua vivo em cada um de nós.

O jovem Lourival Soares Ribeiro (Loro), membro da Chapa 2 – Oposição Classista ao Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Têxtil de Montes Claros, fez o discurso mais emocionante do dia. Líder da greve que parou a Coteminas pela primeira vez na história, Loro saudou a luta da juventude e conclamou a UJS a cerrar fileiras com os trabalhadores em mais esse momento de combatividade da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

Por último, o fundador da UJS em Montes Claros, o vereador Lipa Xavier (PCdoB) fez coro à fala do Loro e se disse renovado em participar de um Congresso com tantas “caras novas”.

Luta pelo socialismo
A apresentação da tese ao 14º Congresso Nacional da UJS foi feita pelo diretor nacional de meio ambiente, Ramon Fonseca, que reafirmou a necessidade da luta pelo socialismo nos dias atuais e apresentou os desafios da próxima gestão. O presidente da UJS/Montes Claros, José Lousada Neto, fez um balanço dos últimos dois anos e garantiu “essa gestão ficará marcada pela combatividade e pelo crescimento político e organizativo da nossa entidade”.

Em seguida, Daniel Dias e Eurico Nobre, pré-candidatos a vereador, foram aclamados como os militantes que serão apoiados pelo conjunto da militância nas eleições deste ano. “Chegou a hora da juventude montesclarense eleger um portador de nossas bandeiras na Câmara Municipal”, declarou Dias.

Eleição
O Congresso elegeu, por unanimidade, o time que terá a responsabilidade de conduzir a UJS nos próximos dois anos. Capitaneada pelo estudante de Ciências Sociais da Unimontes e presidente da Associação dos Moradores do Alterosa, Daniel Dias, a nova Direção Municipal fica assim composta:

- Daniel Dias – Presidente
- Ana Paula Paixão – Estudante da Escola Estadual Carlos Albuquerque
- André Barbosa – Estudante da Escola Estadual Felício Pereira de Araújo
- Ariadne Carvalho – Estudante de Artes Visuais da Unimontes
- Clara Montana – Estudante do Colégio Delta e militante da União Popular de Mulheres (UPM)
- Danniel Coelho – Estudante de Ciências Sociais da Unimontes e membro da Direção Estadual da UJS
- Eurico Nobre – Estudante da Escola Estadual Filomeno Ribeiro e militante do Hip-Hop
- Ezequiel Dias (Totin) – Estudante de Geografia da Unimontes
- Ibayara de Carvalho (Junim) – Estudante de Ciências Econômicas da Unimontes
- José Lousada Neto – Estudante de História da Unimontes
- Juan Ventura – Estudante da Escola Estadual Gonçalves Chaves
- Lucas Alves (Pombo) – Estudante do CESEC e Vice-Norte da União Colegial de Minas Gerais (UCMG)
- Mabson Alves – Estudante do SENAC
- Maíra Dayer – Socióloga
- Rodrigo Costa – Vice- Presidente do Centro Acadêmico de História da Unimontes
- Rodrigo de Paula (Digão) - Jornalista
- Tiago Rodrigues (Jazz) – Estudante do CESEC

O próximo passo da nova direção é garantir a participação da delegação montesclarense ao 7º Congresso Estadual da UJS, que vai acontecer em Ouro Preto, nos dias 7 e 8 de junho. Aos gritos de “tarda, tarda, tarda, mas não falha, aqui está presente a juventude do Araguaia”, a aguerrida militância da UJS deixou o CESEC com a certeza de que “se o presente é de luta, o futuro nos pertence”! e se preparando para o Congresso Nacional, em São Paulo.