sexta-feira, 18 de abril de 2008


20 Mil estudantes nas ruas de Minas
UCMG faz balanço de sua vitoriosa jornada


Pedro Leão

A União Colegial dos Estudantes de Minas Gerais (UCMG) realizou nesta quinta-feira (3) uma reunião de balanço da jornada de lutas do mês de março. Em todo estado grandes passeatas marcaram a volta dos caras pitadas em Minas.

Milhares de estudantes foram as ruas em Montes Claros, Coronel Fabriciano, Timoteo,Betim , Contagem e na capital.Ao todo é contabilizado pela direção do movimento a presença de vinte mil estudantes nos atos.Chama a atenção a predominância da presença dos secundarista nas atividades.Jovens que não se entregaram a apatia e vêem no movimento estudantil um forma de se serem ouvidos, é o que diz uma das coordenadoras da jornada de lutas em Minas, Mariana Alves.

Para Flávio Nascimento, presidente da UCMG, o bom resultado foi fruto de um trabalho semeado desde o inicio do ano pela entidade que se reflete exatamente nos lugares onde a UCMG tem mais presença política.Para o líder estudantil não existe impedimento de se construir atos de massa e constituir uma presença na base.A prova maior disto se deu na capital onde 15 grêmios foram criados somente no processo de construção da jornada, que culminou em uma grande passeata de mais de três mil estudantes.“Estou visitando muitas escolas, em todas existe uma grande vontade por parte dos estudantes de participar do movimento estudantil. Isto não é um fato qualquer, estamos passando em sala e convidando a juventude para fazer política, para o espanto de muitos a reação tem sido muito boa.Existe uma carência política na juventude, que muitas vezes se sente não incentivada a tomar partido nas coisas.Acreditamos que com a fundação de grêmios vamos conseguir mudar a cabeça de muitos jovens que antes viam a política como uma força inimiga” completou o estudante.

O bom ato e o fortalecimento do movimento secundarista da capital fizeram com que outra luta fosse colocada na agenda da UCMG.Reconstruir a União Municipal dos Estudantes Secundarista (UMES-BH). Está é a tarefa principal apontada pelos diretores da entidade. Para isso, muitas ações estão sendo tomadas, somente para este mês a meta é a criação de 50 novos grêmios, é o que diz animado, Péricles Francisco, diretor da UCMG.Para Péricles os estudantes de Belo Horizonte tem tido uma boa recepção ao movimento estudantil e é cada vez maior o numero de jovens querendo fundar o grêmio de sua escola.

Nenhum comentário: