segunda-feira, 28 de abril de 2008

Expresso cidadania chega a BH

Foto dos diretores da UCMG (Péricles e Warley) incentivando o debate sobre a redução da maioridade penal.



Galera o expresso cidadania chegou a BH e terá data de encerramento no próximo dia 1º de maio na pça da estação com shows de Detonautas Rock Clube, Tianastácia e outras bandas, a UJS e as entidades estudantis, participa da campanha do Se liga 16, que em Minas Gerais mobilizou mais de 20 mil jovens que retiraram o seu título de eleitor, além da retirada do título está acontecendo debates sobre a participação da juventude na política, redução da maioridade penal, cotas nas universidades.




veja a matéria do presidente da Assembléia de Minas Gerais falando das entidades no expresso:







O Expresso Cidadania está chegando à parada final de uma jornada que durou quase dois meses pelo interior de Minas Gerais, levando para os jovens mineiros de 16 e 17 anos um convite à participação política. O evento final, em Belo Horizonte, começa na próxima segunda-feira (28) e pretende reunir mais quatro mil alunos, até quarta-feira (30), em três turnos - das 8h30 às 11 horas, das 14 às 16h30, e das 19h30 às 22 horas. Nas atividades das 13 cidades-pólo do interior, o projeto, que é uma parceria da ALMG, do TRE/MG e da Secretaria Educação, mobilizou 15.263 alunos. Promover o exercício do voto, envolver os profissionais de educação e estimular a aproximação entre o Legislativo e a sociedade são alguns dos objetivos do Expresso.
Participarão, nos dias 28 e 29, os estudantes de oito escolas estaduais da Capital, de Lagoa Santa, de Sabará e de Contagem. No dia 30, é a vez de 15 escolas municipais de Belo Horizonte. A programação é a mesma promovida em cada uma das cidades visitadas, com palestras, esquetes teatrais, oficinas de texto, leitura, vídeo e fotografia, painéis temáticos sobre temas da atualidade e consulta popular. As atividades envolvem estudantes das escolas participantes do Programa de Educação Afetivo-Sexual, que fazem parte de um sistema articulado pela Secretaria de Estado de Educação voltado para o incentivo ao protagonismo juvenil.
O presidente da Assembléia, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), ressalta que o Expresso Cidadania é uma contribuição do Legislativo e outras instituições para renovar a política brasileira. "As mudanças de qualidade, as mudanças estruturais de toda a sociedade ocorrem através das decisões no campo político", afirma. O projeto conta com o apoio do Ministério Público Estadual, Secretaria de Estado de Esporte e Juventude, Cemig, Copasa, Fiemg, Sesi, União Nacional dos Estudantes (UNE), União Estadual dos Estudantes (UEE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e União Colegial de Minas Gerais - Belo Horizonte (UCMG).

Nenhum comentário: